19 julho, 2009

Diálogos diversos

Nossas Etnias

Pangea

Nossas Ancestralidades

A Era do Gelo 3

PROERD

Passeata pela PAZ

Com o objetivo de conscientizar a população, no dia 1 de Julho a escola fez a Passeata pela Paz na comunidade, com a participação dos alunos, professores, pais e amigos.
Os participantes munidos de cartazes, faixas e mensagens que foram distribuidas entre os moradores e transeuntes do nosso percurso.

Hora Cívica - Junho

Fundação Thiago Gonzaga

No dia 25 de Junho, os alunos assistiram uma peça na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga: Os últimos dias de um super-herói.
Um grupo de 4 amigos adolescentes que curtem a vida, conversam sobre namoros, estudo, festas e aventuras. Guiga tem um irmão que se julga super-herói, pois enfrenta o trânsito de moto, de maneira imprudente, até que um dia sofre um grave acidente, em que seu irmão menor, está de carona e se quebra todo.
Em sala de aula, os alunos trabalharam sobre muitos problemas que hoje atormentam a vida de nossos jovens: bebida alcólica, violência no trânsito, drogas e gravidez na adolescência.
Em duplas, criaram histórias em que envolvia todos estes assuntos juntos. As produções ficaram muito qualitativas e os alunos debateram sobre estes assuntos, trazendo informações ouvidas em reportagens e até vivências de parentes ou vizinhos.




Uma Noite no Museu 2

Uma aula de história de maneira muito divertida e ilustrativa.
Este filme faz os alunos conhecerem um pouco as diversidades étnicas e culturais da história de nosso mundo.

Dia do Desafio

No dia 27 de Maio, tivemos mais um Dia do Desafio, fazer a galera se mexer e se agitar.
Nossa saúde agradece.
A professora Viviane, de Educação Física, colocou alunos, professores e mães que estavam presentes, na onda da ginástica divertida.
Com música e muita disposição, todos pularam, se torceram, se mexeram e se exrecitaram.

Chá das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, os alunos elaboraram uma atividade no Laboratório de Informática.
Em duplas, fizeram um PowerPoint com poemas, poesias, acrósticos e ilustraram os slides com fotos suas e de suas mães, avós e familiares.
O trabalho foi apresentado durante o Chá das Mães no dia 22 de Maio, que reuniu mães, avós, tias, irmãos, que durante a tarde se divertiram com apresentações de alunos, brincadeiras e sorteios de brindes.



Dando continuidade às atividades feitas pelos alunos, a turma 42 fez uma apresentação de dança, que homenageou as mães e avós presentes.

Salamanca do Jarau

No dia 6 de Maio, os alunos foram assistir uma peça no Teatro do Bourbon Country, que conta a história de uma das muitas lendas gaúchas: A Salamanda do Jarau, foi uma apresentação em estilo Teatro de Sombras. Ao final do espetáculo, os alunos podiam conversar diretamente com os atores. A equipe do espetáculo fez pesquisas, viagens aos locais contados na história, então foi uma troca muito rica de informações entre atores e espectadores.
Nos dias seguintes, os alunos dramatizaram e ilustraram com muita imaginação toda a história assistida no Teatro.
Esta atividade envolveu muitas disciplinas: História (lendas gaúchas), Geografia (local da história), Português (Reescrita e leitura da lenda), Artes (dramatização e desenho).

Uma Volta por Museus de PoA

No dia 16 de Abril, as turmas fizeram uma visitação a dois museus de Porto Alegre.
O primeiro foi o Museu do Exército. Chegando no QG, conheceram a história do Exército Brasileiro, participaram com muito humor de uma similação de combate, em que os seis alunos escolhidos precisavam ser ágeis e unidos, pois carregar um canhão, limpar, acender e atirar, é trabalho de equipe, assim que era antigamente.
Uma volta pelas salas de exposições da história do exército, viram armas antigas, roupas de generais, motos antigas, uma parede com nomes de soldados que lutaram na Guerra da Itália e artigos utilizados por soldados em combate ou em campo.
Depois foi a hora de enfrentar o "inimigo" de Tanque, de moto ou de caminhão, tudo com a ajuda dos soldados do Quartel, os alunos e até a professora entraram nos veículos.
Após a exploração do QG, foi a hora de subir os 50 degraus da Igreja Nossa Senhora das Dores e dar uma paradinha para um lanche.
Nossa próxima parada foi o Museu Julio de Castilhos, onde os alunos puderam se transportar para épocas distante da história de nosso estado.
Os indígenas, os jesuítas, as missões, a escravidão e sua barbárie, os revolucionários, os móveis antigos, veículos, moedas, cartas, governantes gaúchos.
Nossa última parada foi o Teatro São Pedro. Os alunos conheceram por dentro o luxuoso Teatro, que encanta os gaúchos com apresentações musicais e teatrais.
Voltamos para a escola por volta das 13 horas, com muitas informações e cultura.

Ovos de Páscoa Pintados

O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. Eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga.

Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – lá eles têm até nome, pêssanka – em celebração à chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.

Os cristãos se aprimoraram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe Maria.

Somente no século XVIII, confeiteiros franceses tiveram a ideia de fazer ovos com chocolate, iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da América.

Por volta de 1500 a.C, na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.

Os artistas deste ano, são os alunos. Após terem pesquisado sobre a origem de presentear a família e amigos com ovos coloridos na Páscoa, os alunos se inspiraram nos modelos e pintaram seus próprios ovos. A concentração na hora da atividade, foi fundamental para o trabalho ser realizado com muito capricho e criatividade.

13 maio, 2009

ARTE...CRIAÇÃO...CULTURA...

MÃE...
tanta coisa gostaríamos
de dizer,
mas as palavras
são poucas...
tanta coisa gostaríamos
de te dar,
mas nem sempre
conseguimos...
tanta coisa ainda
vamos fazer,
mas com certeza
tu vai te orgulhar,
mas uma coisa é certa...
de todas...
tu é a MAIS ESPECIAL.
MÃE...TE AMO!!!!!!!!




DIA DAS MÃES

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do séculoXX, quando uma jovem americana, Anna Javis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.
Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa.
Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.
Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrom
Wilson: dia 9 de Maio.
Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.
Mãe não é só comércio, não é só um almoço o no domingou um pacote bem enfeitado.
Mãe não tem cor ou nacionalidade, Mãe tem em todo lugar do Mundo.
Mãe é toda dedicação, afeto, carinho, aconchego, colo, abraço, beijo.
Ser Mãe é Ser Mãe.
FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES

15 março, 2009

ARTES - DOBRADURAS

Aula de Artes é um momento de criação onde os alunos se descontraem, soltam a imaginação e suas mãos ficam cheias de dedos.
Esta foi a aula do dia 13/03 onde a dobradura foi a estrela da festa.
Os alunos se reuniram em grupos e escolheram um tema.
Cada grupo tinha o passo-a-passo da sua escolha e com ajuda, papel, tesoura, cola e muita criatividade, surgiram belos trabalhos.
Cada um fez sua personalização, diferenciando assim sua criação.

TURMA 41 - MANHÃ




TURMA 42 - TARDE


01 fevereiro, 2009

MUTIRÃO

Férias...sim...mas com trabalho.
No mês de Janeiro, alguns pais, alunos e professores foram para a escola, mobilizados em mutirão para deixar a escola com nova cara e mais alegre para o início de mais um ano letivo.
As salas de aula estão sendo pintadas com cores alegres e alguns reparos e consertos estão sendo providenciados.
As turmas 31 e 32 de 2008, formarão as turmas 41 e 42 em 2009.
Os alunos que aprovaram, a sala e a professora serão os mesmos, portanto crianças, apreciem a roupa nova do nosso ambiente escolar, que está quase pronto para recebê-los em março com muita alegria e disposição.
Todos os envolvidos neste mutirão, estão se esforçando e disponibilizando do tempo de seu descanso para fazer da escola cada vez mais um ambiente agradável e de educação.
Vamos cuidar da nossa escola como cuidamos da nossa casa.
Até Março queridos alunos.


Encerramento do Ano Letivo

Mais um ano letivo que se encerra.
Dia 22/12/2008, os alunos fizeram suas apresentações de encerramento para a comunidade escolar, no Clube Comercial Sarandi.
O clube estava lotado, todos prestigiando os pequenos-grandes artistas.
Nossa apresentação foi uma releitura da música natalina Anoiteceu.
Esta música foi escrita pelo compositor Assis Valente, no início os alunos fizeram uma pequena representação sobre a vida deste artista.
Ao som da guitarra do Eduardo, ex-aluno da escola, e em ritmo de rock, os alunos fizeram uma performance enquanto cantavam a música.
Ficou muito lindo.
Parabéns aos alunos e aos familiares que prestigiaram seus filhos.


CLUBE PARQUE DAS ÁGUAS

Finalmente chegou o tão esperado dia: passar o dia 08/12/2008 inteirinho no Clube Parque das Águas, em Viamão. A mãe do Anderson (31), Ermida, que trabalha no Parque, nos acompanhou no trajeto até o local.
Este passeio foi fundamental para a integração entre as famílias e a escola. Além dos alunos, professores e a diretora Andréia, os pais que puderam, acompanharam seus filhos e levaram outros irmãos.
No almoço, fizemos um gostoso salsichão na brasa, assado pela Breca, mãe da Ana Paula (32) e da nossa amiga e parceira para as aventuras, Olguinha.
Na hora de montar o lanche tinha pãozinho, tomate, pepino e alface, cada um servia seu lanche conforme seu gosto. Fiquei admirada, pois a maioria dos alunos colocaram todos os ingredientes no sanduiche, deixando muito mais saboroso.
Nosso MUITO obrigada às assadoras, que fizeram desta, uma aventura muito saborosa e muito alegre, pois rimos e brincamos muito com as crianças.

Antes do nosso retorno, fizemos um lanchinho com o que sobrou do nosso delicioso almoço, pois depois de um dia inteiro na água, a gurizada tava com uma fome de leão, não foi prá menos, o dia foi simplesmente espetacular, além do tempo estar ensolarado, todos se divertiram muito.
Estamos aguardando ano que vem, com certeza repetiremos a dose.






TEATRO DO SESI

Dia 04/11/2008, as turmas foram ao teatro do Sesi para apreciar a peça: De volta ao Planeta Azul.
Os alunos acompanharam a história com muita atenção: uma menina que mora em um planeta onde não há recursos naturais como a Terra, ela recebe a visita de um viajante da Terra que lhe dá uma planta como presente, mas como ela deve regá-la e não sabe o que é água, para isso ela deve ir até a Terra para seu presente não morrer. Ao chegar, descobre que as pessoas estão destruindo a natureza, prejudicando assim todas as espécies neste planeta, que é considerado o único que há condições para ter VIDA.
Com isso os alunos, ficaram questionando sobre as atitudes que todos vem tendo com seu Planeta.


TOUR POR PORTO ALEGRE

No dia 30/10/2008, fizemos um tour para vivenciar o aprendizado da sala de aula sobre nossa cidade. As turmas 31 e 32, saíram da escola as 8 horas da manhã, cheios de energia. Algumas mães e um pai nos acompanharam, pois nosso roteiro se constituia, por ordem: visita ao Estádio do Grêmio, lanche no Parque Farroupilha com passeio pelo zoo, visita com acompanhamento pelo Palácio Piratini, Catedral Metropolitana, Assembléia Legislativa, almoço (sanduiche de salsichão, assado pelo pai Rudi) e campeonato de futebol no Parque Harmonia, Gasômetro e Estádio do Internacional (com direito a parada entre as árvores para saborear um picolé), pois o dia estava muito quente, propício para passeio ao ar livre. As 17 horas retornamos para a escola, com uma bagagem de informações e olhares diferentes da cidade.
Agradecemos a presença dos familiares que nos apoiaram e se divertiram junto conosco. Aguardamos para a próxima.



">